
Carina Azevedo Burlamaqui participou, recentemente, da edição do Sara All em comemoração ao aniversário da Casa de Cultura Mário Quintana, evento promovido pela Regina Freitas Silveira.
Carina, a partir do livro “Metamorfose da Vida” escreveu o texto a seguir:
Metamorfose é uma transformação significativa na forma, estrutura ou aparência de um organismo ou pessoa, podendo ser um processo biológico (como o de uma borboleta) ou uma mudança mais abstrata (o desenvolvimento de um indivíduo ou a transformação de um ambiente). Em biologia, é o desenvolvimento pós-embrionário com mudanças drásticas, como no caso de larvas que se tornam adultos. Figuradamente, refere-se a uma mudança completa de caráter, aparência ou pensamento.
O que seria da vida? O que seria da vida sem essa tal metamorfose que passamos? Sem o penetrar da alma? Sem essa angústia que junto aos questionamentos morais e éticos nos confronta.
Os estereótipos são formas-pensamento adquiridos ao longo da vida, que forjam nossas experiências culturais, afetivas e sociais que nos colocam muitas vezes num ciclo vicioso de valor negativo, de reprodução, repulsa ou respeito e outras nos levando e ações reais traçadas pelo nosso amor próprio e extensivo ao amor do próximo. Faz com que nossa capacidade seja funcional conotando o pleno exercício da nossa lucidez.
Fatores determinantes para que a nossa metamorfose resulte num envelhecimento ativo: aspectos pessoais, ambiente físico, fatores econômicos e qualidade de vida!
Planejamento! Responsabilidade! Ética! Permitir-se a resiliência! De que com paciência e persistência vamos longe! Além do mar se preciso for! Deus deu ao mar o perigo e o abismo, mas nele espelhou o céu! Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena! A chave do processo é saber que viver é algo grandioso!
A vida é algo tão grandioso, porém com apenas um sopro do coração tudo pode se acabar e o fim chegar. E o fim chegando e tudo se cumprindo, a renovação de tudo se recicla e com júbilos de alegria o amor de DEUS se coloca em nossa vida.
As pessoas do Coletivo Metamorfose da Vida enchem seus corações com as palavras da Carina.